Domínio .com ou .com.br ou .net ou .org – Qual o melhor?

o gato ou o quico

Chegou o momento de comprar um domínio e, depois de ter passado horas pensando ou pesquisando um domínio que represente a sua ideia de negócio, produto ou serviço, vem a dúvida mais simples de todas: Domínio com ou com.br? Ou:

Frank, como funciona a relevância do dominio, estou desenvolvendo um portal espirita sem fins lucrativos, qual seria o melhor domínio, .org, .org.br, .com ou .com.br?

Essa pergunta é repetida diversas e diversas vezes, mas a verdade é que tanto faz, enquanto estamos falando de TLDs (Top Level Domain) mais tradicionais: .com, .org, .net e seus complementares ccTLDs (Country Code TLD): .com.br, .org.br, .net.br.

A posição oficial do Google é que tanto faz e pronto, porém, em alguns raros casos ao longo da história acidentes aconteceram. Um caso clássico foi quando os domínios .info foram penalizados nas buscas do Google. O que acontece é que as TLDs menos tradicionais (.info, .biz, .me, .ly …) costumam ter domínios mais baratos e foram usadas para fazer muito spam.

Aí, o Google teria decidido banir todo .info de uma vez e pronto. Problema resolvido. Por esse tipo de acidente é que vale a pena evitar os TLDs menos tradicionais.

Outro evento importante foi quando uma das TLDs foi simplesmente bloqueada (acredito que foi o .ly), não pelo Google, mas pelo próprio país de origem. Novamente, uma TLD não tradicional pode trazer alguns riscos estranhos.

Mas no cerne da questão, tanto não importa a TLD que hoje existem centenas de opções e com os mais variados nomes. Empresas podem até registrar seu próprio TLD. Experimente pesquisar site:*.uol no Google, por exemplo, você vai ver vários domínios .uol, sim, do UOL – Universo Online – o portal de conteúdo. Surpreendeu? Várias empresas já garantiram a sua TLD, embora continuem operando no tradicional .com ou .com.br.

Adiantando uma dúvida concorrente: Nem mesmo o apelo geográfico do .br é uma vantagem absoluta. Um domínio sem o .br pode igualmente ocupar as primeiras posições para qualquer busca.

Você vai encontrar mais de 1 domínio .com ocupando as primeiras posições no Google.com.br facilmente.

A ccTLD “.br” ou de qualquer outro país funciona geralmente apenas para a certificação de localização geográfica para o Google, no sentido de que um .com.br (ou net.br, ou org.br …) deve ser exibido para buscas no Brasil e/ou em Língua Portuguesa preferencialmente e já tira a preferência dele para outras regiões e outros idiomas.

Neste ponto, o idioma do conteúdo tem maior preferência, mas isso fica para detalhamento em outro post.

E se .com ou .com.br não importa para SEO, o que importa?

O sistema de busca do Google tem vários fatores para classificação de um site. Tradicionalmente, os fatores de SEO realmente relevantes giram em torno de conteúdo, desempenho técnico do site, backlinks e experiência do usuário no site.

Ao contrário do que pode parecer, desenvolver SEO para um site e aumentar as visitas orgânicas é um processo simples e que, na verdade, demanda disciplina e conhecimento sobre as regras do jogo.

Para aprender tudo isso e aumentar as visitas no site com o Google, estude. Comece com o meu guia sobre SEO e siga dali.

Continue lendo:

Entre na conversa:

4 respostas para “Domínio .com ou .com.br ou .net ou .org – Qual o melhor?”

  1. Avatar de Lorena
    Lorena

    Oi Frank, muito legal seu artigo!

    Estou com uma dúvida: Recentemente, abri mais um canal de vendas (e-commerce) além do que eu já tenho atualmente. As urls são muito parecidas, só se diferenciam pelo “br”: www\.minhaloja\.com e minhaloja\.com\.br; Isso pode causar algum tipo de conflito para os motores de busca?

    1. Avatar de Frank Marcel

      Oi, Lorena!

      Você pode acabar sofrendo com conteúdo duplicado, se esses sites oferecem os mesmos produtos, com os mesmos conteúdos. Embora esse seja o caso de boa parte das lojas (todas oferecem o produto apenas com as informações do fabricante), não é toda loja que consegue as primeiras posições. Vale a pena investir na diferenciação.

      No seu caso, acho que é melhor você considerar usar apenas 1 desses domínios, redirecionando o outro para àquele que escolher manter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog: