Como Recuperar Conteúdo no Google

Perdeu uma página, apagou um post sem querer, sofreu um ataque, perdeu o banco de dados, trocou de site e esqueceu alguma coisa no site antigo? Tem solução.

Como Recuperar Conteúdo Utilizando o Google

Até as páginas chegarem aos resultados de pesquisa do Google, uma série de processos acontecem, e entre eles está o armazenamento da página do seu site nos servidores do Google. Assim, ele consegue avaliar a página e decidir quando colocá-la nos resultados de busca e em qual posição.

E, salvo casos onde existe restrição, a versão que o Google armazena em seus servidores fica disponível para visualização por qualquer pessoa, inclusive você! Essa versão é chamada de cache do Google.

Para conferir, faça uma busca e confira se logo abaixo do título do resultado na snippet aparece uma pequena seta. Ao clicar nela, você terá a opção “Em Cache:”

como acessar o cache do google

Se não for uma página muito nova (pois o Google pode não ter o cache ainda), ou se não existirem restrições em meta tags, robots.txt ou outra forma, então você acabou de encontrar um cache no Google da última versão da página que ele obteve. Aí você pode salvar (literalmente) ou simplesmente copiar e colar em algum documento.

Pronto. Conteúdo recuperado. Quer recuperar inclusive o código HTML? Basta abrir o código fonte da página de cache e copiar o que precisar. Se você for rápido o suficiente, o Google “nem vai perceber” que o conteúdo esteve ausente.

Existe um outro serviço que também tem essa funcionalidade de salvar o histórico de um site, e este não salva apenas a última versão do site, mas salva todas que ele encontrar ao longo do tempo.

Vá lá conhecer a Wayback Machine.

O interessante é que você pode recuperar conteúdo do seu site ou de outros sites. Quem sabe um concorrente, ou algum outro site, abandonou o barco e jogou fora o seu legado. Você pode conferir o que existia de conteúdo no site que ainda são falhas de conteúdo no seu site e partir para atualização.

Isso mesmo: uma atualização do conteúdo para o seu site. Não copie o conteúdo simplesmente, faça algo novo e melhor do que aquele que deixou de existir.

Tem alguma dica de ferramenta ou uso para essa ideia de recuperar conteúdo? Deixe nos comentários!

Continue lendo:

Entre na conversa:

22 respostas para “Como Recuperar Conteúdo no Google”

  1. Avatar de Frank Marcel
    Frank Marcel

    E aí Leo! Não entendi a sua dúvida. Para restringir uma url no robots, basta adicionar a regra disallow: /url_tal.html – para permitir, basta não proibir ou usar a regra allow: /url_tal.html.

    No MestreSEO você pode conferir um ótimo post explicando o como criar o robots.txt.

    Qualquer dúvida comente aqui no meu blog ou no MestreSEO mesmo.

    Abraços!

  2. Avatar de Stefano Robert
    Stefano Robert

    Olá, camarada

    Preciso da sua ajuda: excluí um blog e agora gostaria de saber se consigo recuperá-lo inteirinho?
    Estou desesperado.
    Valeu,

    Stefano

    1. Avatar de Frank Marcel

      Stefano, se você assinava o feed desse blog, os posts estao lá ainda. Se você fizer a busca site:nomedoblog.com.br (tem que ser assim sem espaço entre o : e o nome do site), você consegue recuperar as páginas indexadas no Google. O quanto antes você fizer isso, melhor.

      Qualquer dúvida deixe outro comentário!
      Boa sorte!

  3. Avatar de mario motoshima
    mario motoshima

    Oi Stefano, será que vc pode me ajudar? removeram o meu blogspot da internet, po meu tava postando tava ficando legar e fui entrar estava com a mensagem assim ” seu blog foi removido” sem explicação nenhuma será que consigo recupera-lo? o end é designhideo.blogspot.com

    1. Avatar de Frank Marcel

      Mario, vc era o único q tinha a senha desse blog? Normalmente, só um administrador do blog pode removê-lo/apagá-lo.
      Você pode tentar recuperar os posts da forma q eu expliquei ali no comentário anterior.

      Abraços!

  4. Avatar de Juliano

    Alguém sabe como recupero comentários no meu blog? Apaguei um, e agora preciso dele de volta
    Acho que não o apaguei definitivamente, pois ainda fica a opção de apagar definitivamente e no lugar do comentário fica uma mensagem dizendo que o comentário foi excluido. Porém eu não consigo acessá-lo.

    1. Avatar de Frank Marcel

      e aí, Juliano! O comentário já havia sido aprovado? Se sim, a dica desse post pode te ajudar. Caso contrário, nao sei como pode ser pq nunca me deparei com uma situaçao dessa.

  5. Avatar de Stefano
    Stefano

    Oi, Marcel. Deixei uma pergunta aqui em dezembro… e acabou que não voltei pra ler a sua resposta (na verdade pensei que não tivesse como, porque imaginei que vc me responderia no meu e-mail).
    pois é, sou meio leigo nesse lance de blog, portanto não sei o que é feed… mas ainda tenho esperanças de recuperar o blog que excluí.

    Muito agradecido.

    Abs,

    Stefano

  6. Avatar de Frank Marcel

    Olá Stefano! Você, ao menos, leu meu comentário em ali em cima em resposta a sua pergunta?

    Feed a parte, é possível procurar o conteúdo no Google. Mas, talvez, a essa altura você não encontre mais o conteúdo por lá. Ainda assim, fica a sugestão.

    (tirei seu email do comentário de propósito).

    Abs,

  7. Avatar de Wandola
    Wandola

    Uma página foi indexada sem eu solicitar, depois eu li um artigo como fazer um arquivo robots.txt, mas vamos lá, o cache da pagina sempre dá a antiga e não a que eu fiz a atualização como faço para que o cache do google fique com a página atualizada e se demora um tempo para atualizar o cache, qual é este tempo. Desde já, agradeço. Um abraço.

  8. Avatar de Frank Marcel

    Olha, você não pode bloquear essa página no robots, pois se o fizer, o Google não vai acessar a página e nunca vai atualizá-la.

    No mais, você pode fazer uns links para essa página e aguardar o Google atualizar.

  9. Avatar de ROSE

    OI EU QUERIA EXCLUIR UMA PARTE DO MEU BLOG, E ACABEI EXCLUINDO TODO O HTML DO MEU BLOG. COMO EU FAÇO PARA RECUPERÁ-LO?

  10. Avatar de Frank Marcel

    Oi Rose, uma alternativa para recuperar o HTML é justamente o que eu expliquei no post.

    Ache um conteúdo do site no Google, acesse o link “Em Cache”, abra o código fonte da página e lá estará o HTML do seu site.

  11. Avatar de Lílian
    Lílian

    Oi marcel,tomara que vc possa me ajudar!!!Ao personalizar meu blog para um novo modelo meus comentários sumiram o que faço para recuperá-los?

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Olá Frank. Cara, costumava fazer pesquisa com meu nome próprio no Google, e vinham várias referências (ou resultados),como classificação em concursos, participação em grupo de estudo, dentre outros. De uns dias prá cá essas referências, importantes para mim, sumiram. Você sabe como recuperá-las ? Grato. Ricardo.

  13. Avatar de Frank Marcel

    @Lilian: você utiliza o WordPress? Sugiro que você procure o arquivo single.php do seu tema e inclua a função wp_comments() ou similar! =)

    @Ricardo: através de SEO você consegue recuperar. Acho que compensa você estudar sobre o assunto, mas se está procurando formas de promoção pessoal, acredito que valha a pena investir em um website pessoal (como o meu! – plim! idéia pra vc – escreva sobre o que você sabe e publique, simples, as pessoas vão te encontrar – assim como você me encontrou), além de criar perfis profissionais em redes como LinkedIn, Facebook, Twitter e utilizá-las para essa auto-promoção, e não para conectar com miguxos e fazer o rapa na mulherada.

    Abraços!

  14. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Ei, Frank, valeu pela ajuda!
    Esse artigo salvou minha pele e uma porção de posts que precisava recuperar. 😉

  15. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Abusando de sua ajuda: não há como resgatar os rascunhos de um blog removido (no Blogger)? Foi removido devido a um problema com uma conta Google desativada, que estou em vias de solucionar.

  16. Avatar de Murillo

    Obrigado pela dica, mas infelizmente quando o servidor remove todos os arquivo, aí não tem o que fazer :/ Nem o Wayback Machine resolveu.

  17. Avatar de Frank Marcel

    Murillo, para a Wayback Machine ajudar, ela teria que ter “conhecido” o site para salvar as páginas. Possivelmente, não foi o caso.
    O cache do Google tem o mesmo sentido, porém com duração limitada.
    Em todo caso, não deixa de ser de máxima prioridade ter backup do site sempre. Fica melhor do que depender dessas ferramentas e recursos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog: