Esse é um tema interessante e eu já recebi várias dúvidas como essa ao longo do tempo:
Frank, o Google já passa quase que diariamente na index e indexa o conteúdo novo, mas não armazena no cache. Para você ter ideia, o cache é de mais de 1 mês atrás… no que posso estar errando? Ou seria uma falha do google mesmo?
Para começar do começo, saiba que o cache, neste contexto, é a versão que o Google salva de uma página do seu site, e é baseado nessa versão em cache que o Google aplica seus algoritmos de classificação para entender o conteúdo da página e para posicioná-la em um resultado de busca.
Assim, quando você faz atualizações no seu site, quanto antes o Google perceber as atualizações, antes ele terá o cache da nova versão disponível, antes ele pode modificar o posicionamento dessa página nas pesquisas dos usuários, se assim ele entender necessário.
Na maior parte dos casos, essa versão em cache fica disponível também no resultado de busca, logo abaixo do título na snippet, um link que você clica e aparece o texto “Cache.” Aí você clica e ele exibe a versão mais recente que ele tem de tal página. Assim você tem uma indicação clara se o Google já tem a versão mais nova da sua página, ou não.
É importante notar, também, que todo o processo funciona em fases separadas:
- O Google encontra uma página e marca para visitação;
- Visita a página e classifica seu conteúdo;
- Atualiza seus servidores com a nova informação;
Somente depois o posicionamento da página pode mudar. É importante ter isso em mente pois o processo de encontrar páginas e marcar para visitação é muito mais rápido do que classificar e atualizar servidores; também, são processos paralelos e não seriados (um atrás do outro).
Bom, mas isso é metade da história, a outra metade é:
Qual a velocidade de (re-)indexação no Google?
Ou seja, quanto tempo o Google leva para visitar de novo uma página? Basicamente, cada site e cada página simplesmente tem seu próprio tempo de acordo alguns fatores diferentes, e em especial 2:
- Frequência de atualização de conteúdo de tal página; e
- Relevância da página (PageRank).
Um site que se atualize diariamente possivelmente terá o seu cache no Google atualizado todo dia também, desde que sejam atualizações relevantes. E quanto mais importante a página, quanto mais buscas e usuários ela consegue impactar, também mais importância o Google dá para ter sempre a versão mais nova dela para seus usuários.
Outros fatores também entram em cena, como a velocidade do site, estabilidade e outros pontos mais técnicos dos fatores de SEO para que o Google não derrube um site de tanto requisitar suas páginas.
Outro caminho para acelerar o processamento de uma atualização pelo Google de uma página do seu site está no Google Search Console.
Por lá, ao inspecionar URLs você pode também solicitar um novo rastreamento e indexação.
Embora o Google nunca coloque a garantia de que a página vai ser indexada à qualquer tempo, é uma opção direta para você conseguir fazer a página aparecer, ou ser atualizada nas buscas.
Deixe um comentário