Sei que exitem várias feramentas e maneira de se obter resultados em técnica de negócio SEO pois ainda estou em analisando a minha concorrência gostaria de saber que tipo de ferramenta posso usar para analisar paginas “alheias” (informações a mais das páginas).
O mais interessante sobre ferramentas, de qualquer espécie, não só webtools, é que não importa qual o seu propósito e uso correto, as pessoas acabam descobrindo e inventando maneiras de usá-las de maneiras diferentes de modo que elas resolvam um problema simplesmente, sendo a ferramenta certa ou não. É o velho caso de usar uma faca para prender um parafuso.
As ferramentas de SEO, ferramentas para análise de sites caminham por esse lado.
No quesito análise Onpage, eu uso a SEO-Browser e a própria análise “manual” no site para levantar como ele está. O objetivo é verificar tempo de carregamento, existência de sitemap.xml, robots.txt, conteúdo duplicado, um pouco de código HTML e por aí afora. Para análise de rankings, ou faço testes manuais, para poucas palavras, ou uso a extensão Rank Checker do Firefox, que permite verificar até 100 rankings de uma vez.
Outra ferramenta interessante para se ter insights sobre o quadro Onpage de uma página é a SEO Score. Ela tira um leve Raio-X de uma página e gera uma pontuação, que pode ser usada para efeitos comparativos, inclusive.
Ferramentas para Análise de Backlinks
Já no quesito análise de backlinks, a minha preferida é a OpenSiteExplorer.
Quem está por trás dela é a Linkscape do SEOmoz, alimentando a ferramenta com informações de como os websites se relacionam. Ela permite que se escolha a exibição de links follow e 301 somente, link para uma página, para o domínio ou subdomínio; exibe links nofollow, exibe o texto âncora utilizado, lista as páginas mais importantes de um site e etc, etc, etc. Só mesmo investindo um tempo na ferramenta para conseguir aproveitar tudo que ela oferece.
E falando em investimento, a ferramenta tem a versão free e a versão paga. Vale a pena pagar, especialmente porque é uma assinatura no SEOmoz. Para quem não tem problemas com a língua inglesa, há muito o que aproveitar por lá.
Deixe um comentário